💬 Whatsapp 11-98833-9096
📷 www.instagram.com/gessoeiluminacao
🏡SHOWROOM: Av Indianópolis, 1906 - Moema
NÃO ATENDEREMOS 29/03/24 (SEXTA-FEIRA)
NÃO ATENDEREMOS 30/03/24 (SÁBADO)
RETORNAREMOS AO ATENDIMENTO NORMAL NA SEGUNDA-FEIRA - 01/04/24

A iluminação dos telhados transparentes

Atualmente, cada vez mais, nas construções se valorizam a iluminação natural dos ambientes. Por isso os profissionais da área estão sempre buscando inovações para potenciar de diferentes maneiras a entrada de luz solar no interior das casas. Hoje falaremos sobre as duas principais maneiras e algumas dicas para aplicar esse tipo de teto em seu imóvel.

Estruturas de coberturas transparentes

Elas servem como uma alternativa para promover a entrada natural da luz ao mesmo tempo que isola ou protege o ambiente. Não tem muito complexidade, são construídas basicamente em uma estrutura de ferro, aço ou madeira e cobertas por placas de acrílico, vidro policarbonato ou também as telhas convencionais fabricadas com esses mesmos materiais. São mais comuns nas áreas abertas e são perfeitos para quem busca um ambiente protegido e com muita luz.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Ambientes iluminados e protegidos

Essa estrutura conta com estruturas de aço revestidas com vidro que promove uma iluminação perfeita na lateral da casa permitindo, inclusive, o cultivo de um jardim pela passagem da luz solar. Esse tipo de revestimento é ideal também para quintais.

Fonte: archilovers

Fonte: archilovers

Claraboias em lugares estratégicos

Claraboias são aberturas no alto das construções feitas para permitir a entrada de luz. Uma boa ideia para áreas que não comportam janelas como escadas ou corredor, a claraboia pode ser uma boa saída para encontrar uma iluminação com luz solar. Nesse projeto abaixo é possível notar a boa solução encontrada para iluminar a escada além de se ver que a luz ilumina toda a planta superior.

Fonte: casa.abril

Fonte: casa.abril

Garagens com coberturas transparentes

Outro bom lugar para os telhados transparentes são nas garagens, já que suas coberturas por muitas vezes diminuem a entrada de luz natural nas casas. Ou seja, são uma boa alternativa para quem quer proteger seus automóveis sem deixar que a fachada da casa interfira na quantidade de luz natural que entra nela. Veja um exemplo na foto abaixo:

Fonte: casa.abril

Fonte: casa.abril

Iluminação zenital

O conceito de iluminação zenital se define por toda luz natural que vem de cima para o interior da casa. Aplicado em ambientes com pouca iluminação natural onde se quer promover uma maior entrada de luz.

Fonte: homebest

Fonte: homebest

Tipos e formas de fechamentos zenital

São muitas as formas de aplicar esse tipo de iluminação através de cúpulas, lanternins, sheds, claraboias e átrio. Todos eles variam entre o tipo de iluminação que vai promover e a estrutura. As mais utilizadas são as claraboias por serem aplicadas de forma paralela e plana a construção.

Fonte: tkdesigner

Fonte: tkdesigner

Entre os materiais para esse tipo de instalação podemos dizer que o policarbonato costuma ser até 30% mais barato que o vidro. Por ser um material leve lhe permite trabalhar com o alumínio, o que pode deixar o projeto ainda mais barato.

Texto feito em parceria com o site habitissimo.