O que é essa caixa de gesso/viga/sanca/coluna na minha sala?

Imagine você, naquela ansiedade para receber o novo apartamento, e no dia da vistoria, se depara com uma caixa de gesso na parede, parecendo uma viga. E aí?

Sim, uma caixa de gesso. E sim, é super comum em apartamentos novos!
Sim, uma caixa de gesso. E sim, é super comum em apartamentos novos!

De acordo com a lei municipal 14.018 de 2005 da cidade de São Paulo, os condomínios são obrigados(principalmente os novos) a realizar a individualização da água, para evitar o desperdício de um bem tão importante para a sobrevivência e manutenção da vida, que é a água potável.

Porém, as Construtoras quando realizam as obras de Construção, existem poucas soluções para embutir essa tubulação na parede, pois inviabilizaria a posterior manutenção da mesma. A solução então é fazer a mesma coisa que tem sido feito com banheiros de apartamento(no caso desses, com forro de gesso), cobrir a tubulação com gesso. 

 

Esse é um raio-x da caixa de gesso típica para esconder tubulação
Esse é um raio-x da caixa de gesso típica para esconder tubulação

Porém, esse tipo de acabamento acaba comprometendo muitas vezes a estética do ambiente, e muitas pessoas optam por quebrar essa caixa de gesso. Porém, é algo que não recomendamos, pois existe a chance da Construtora pleitear que a garantia foi violada, e não se responsabilizar por eventuais vazamentos.

A solução mais comum nesses casos é rebaixarmos os 15 cm habituais do trabalho de rebaixo/forro, para dessa forma ao menos diminuírmos a visão da caixa de gesso. 

Leia mais…

">