Ipiranga, um bairro histórico!

No ipiranga está localizado o escritório da todaCASA, na Rua Cipriano Barata, mas você conhece a origem desse bairro histórico?

Ipiranga é uma palavra conhecida pelos brasileiros, geralmente a ouvimos quando é entoado o Hino Nacional. Para a maioria é um rio histórico onde as suas margens D Pedro I proclamou contra os desígnios da coroa portuguesa a nossa independência, livrando-nos do regime colonial ao qual estávamos sujeitos há mais de 300 anos.

Falar do Ipiranga é portanto falar do surgimento de uma nação do heroísmo de D Pedro I, é falar de patriotismo, é falar de um rio imponente.

Independência do Brasil - pintura, quadro de Pedro Américo  Independência do Brasil – pintura, quadro de Pedro Américo

Qual não é a surpresa  quando se descobre que o rio Ipiranga nada tem de imponente.

E que por suas dimensões seria melhor descrito como um ribeiro? Na verdade este simples riacho nasce no Jardim Botânico de São Paulo,mais conhecido com Parque do Estado, tem  seu trajeto por cerca de 9 km até desaguar na margem esquerda do Rio Tamanduateí.

As margens plácidas do riacho do Ipiranga As margens plácidas do riacho do Ipiranga

Esse riacho ou ribeiro talvez não tenha margens plácidas nem seja realmente imponente por sua representatividade física, mas é um marco caráter histórico, isto sim é indiscutível! 

Por fim uma curiosidade:

O nome completo de D. Pedro I era: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Uau!

Sabia que a TodaCasa nasceu no Ipiranga?

 

Leia mais…

">