A iluminação ideal para cada ambiente

A iluminação projetada para sua residência deve ser de acordo com a função de cada ambiente, com a finalidade de decorar cada cômodo da casa segundo a necessidade de seus moradores; é preciso entender e saber qual o tipo de lâmpada e o posicionamento adequado, pensar na quantidade de luz necessária para cada cômodo, lembre-se que os detalhes podem trazer grande diferença.

As lâmpadas incandescentes são as que mais emitem calor, evite colocá-las logo acima de uma poltrona para assistir televisão, no banheiro, ou se você mora em uma região quente, também deve evita-las. Quanto mais eficiente for a lâmpada, menos calor ela emite e mais o usuário economiza na conta de luz.

No banheiro é ideal evitar lâmpadas refletoras, pois criam sombras no rosto e atrapalham as mulheres na hora de se maquiar, e os homens quando fazem a barba. O ideal é utilizar luminárias com acrílico leitoso, vidro leitoso ou lâmpadas difusoras, como a fluorescente.

Na cozinha é ideal utilizar lâmpadas com grande índice de reprodução da cor, pois é necessário enxergar com precisão os alimentos.

Na sala de estar é recomendado utilizar lâmpadas com aparência de cor amarelada, traz ao ambiente a sensação de ser agradável e aconchegante, porém, elas devem ser bem distribuídas, para não causar uma sensação de ofuscamento.

No quarto a iluminação deve se ajustar de acordo com a atividade que poderá ser desenvolvida, como, ler, ver televisão, trocar de roupa; é indicado utilizar a luz uniforme e indireta, um recurso muito utilizado é a dimerização que é um controle para a intensidade da lâmpada.

Na sala de jantar você pode usar vários tipos de decoração, por exemplo, coloque arandelas para criar uma iluminação indireta e mais aconchegante, ideal para um almoço de família; ou um lustre pendente central, que poderia ter dimerização para controlar a intensidade da luz de acordo com a necessidade ou coloque dois focos de luz em cima da mesa, vindo do teto.

Os pequenos detalhes podem fazer a diferença na decoração da sua casa, não basta apenas colocar alguns pontos de iluminação; é necessário compreender a finalidade de cada ambiente. Para cada cômodo há uma necessidade a suprir. Decorar é analisar, conhecer e projetar.

Um bom exemplo de cozinha bem iluminada, luz adequada para cozinhar!
Um bom exemplo de cozinha bem iluminada, luz adequada para cozinhar!
Leia mais…

">